Servidoras/es e estudantes participaram de Ato Nacional em Defesa da Rede de Educação Federal em Rio Branco e Cruzeiro do Sul


Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), da Universidade Federal do Acre (Ufac) e estudantes da Ufac responderam à convocação articulada pelo Fórum Acreano de Entidades Sindicais das Instituições Federais de Educação (Faesife) para o Ato Nacional em Defesa da Rede de Educação Federal, nesta quinta-feira, 09. As ações ocorreram em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Na capital acreana, a programação foi na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde fizeram intervenções com leitura da carta que será entregue aos parlamentares federais do Acre com pedido que se posicionem a favor do movimento, seguidos das falas de representantes dos comandos de greve ligados ao Sinasefe, Sintest e Adufac.

Todas as falas reforçaram a necessidade de se garantir orçamentos justos à Educação Federal, que tem sofrido inúmeros cortes e bloqueios nos últimos sete anos. Destacou-se ainda as reivindicações por recomposição salarial e a reestruturação das carreiras dos professores e técnicos administrativos.

Acadêmicas da UFAC, ligadas ao Movimento por uma Universidade Popular (MUP) defenderam reajustes nos auxílios estudantis, a revogação do Novo Ensino Médio (NEM), o reconhecimento do trabalho de pesquisadores, cumprimento dos direitos de pessoas com deficiência dentro dos ambientes acadêmicos, devido apoio às denúncias de assédio e, por fim, defenderam o amplo posicionamento dos movimentos populares em defesa de nações democráticas, principalmente, sobre o massacre diário do povo palestino, promovido pelo Estado de Israel.

Em Cruzeiro do Sul, o Comando Local de Greve (CLG) docente da Ufac/ Campus Floresta promoveu uma oficina de confecção de faixas no espaço do Projeto Rondon e um café compartilhado em conjunto com servidores da unidade local do Ifac.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *