Movimento grevista do Ifac firma compromisso com a gestão para reposição de trabalho pós-greve


Com a finalidade de assinatura do Protocolo de Intenções para acordo de compensação de trabalho no período pós-greve, a Diretoria Executiva do Sinasefe Acre promoveu uma reunião híbrida, nesta quinta-feira, 06, com representantes da reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac).

A agenda ocorreu em atendimento ao pedido do Comando Geral de Greve do Sinasefe Acre (CGG). Além do protocolo, também foram apresentadas as pautas locais já construídas pelas/os servidores das sete unidades do instituto.

Pela Diretoria Executiva do Sinasefe Acre estiveram presentes, Arielly Ribeiro, Kácio D’Angelis e Jaqueline Telis. Dos comandos locais de greve: Everaldo Araújo, Joseady Alves, Josina Pontes, Ricardo Hoffmann, Julielmo Corrêa, Sérgio Luiz Pereira Nunes, Tânia Façanha, Mário Santana da Silva. E da equipe da gestão: pró-reitores, Ubiracy Dantas (Desenvolvimento Institutcional), representante da reitora, Rosana dos Santos, e Claudemir Alencar (Administração).

O pró-reitor Ubiracy Dantas entregou o protocolo de intenções já assinado pela reitora, sem ressalvas, mantendo o sinal de compromisso da gestão em exigir a reposição qualitativa das atividades paralisadas ao invés da reposição das horas, conforme orienta a Instrução Normativa nº 54.

De acordo com o texto do documento, “A reposição do período em greve será realizada após reuniões das comunidades escolares, organizando seus próprios calendários, de acordo com as especificidades locais e cumprindo as obrigações”.

Especificamente quanto às/aos servidoras/es técnicos administrativos educacionais (TAEs), o documento cita ainda que “A reposição das atividades administrativas ocorrerá de forma qualitativa, ou seja, ao término da greve, colocando em dia as tarefas e demandas que ficaram até então paralisadas.”.

Pautas locais

A equipe da reitora fez o pedido de 30 dias para fazer a análise do documento e reuniões com os diretores gerais para, então, darem encaminhamento do que será possível efetivar na atual gestão.O Sinasefe Acre levantou a necessidade de um ato, após homologação dos candidatos à Reitoria, para que seja firmado o compromisso de levar adiante as pautas locais construídas pelo movimento de greve.

Outros encaminhamentos

Com relação à reunião com reitoras/es da Rede Federal convocada pelo presidente Lula para o dia 10 de junho, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional afirmou que a reitora Rosana Cavalcante levará as reivindicações dos servidores à Brasília. Arielly Ribeiro informou que está em elaboração um documento que destacam as pautas apontadas pelo movimento, direcionadas ao âmbito nacional, para apresentação na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A reitoria entregou um ofício endereçado ao CGG com o pedido de que seja discutida como inclusão entre as atividades essenciais, a criação de uma Comissão Central do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do Ifac.O pedido foi justificado pela finalidade de se cumprirem prazos estabelecidos na Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI N° 24.

Por fim, se fez a entrega da carta dos servidores da educação federal direcionada aos reitores do Conif que recorda o apoio declarado em defesa da legitimidade da greve, reforça o pedido de reabertura das mesas de negociação e o pedido de revogação da portaria 983. A carta deverá ser apresentada na reunião do Conselho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *