Conheça os encaminhamentos da Assembleia Geral ocorrida na quinta-feira, 19/09


Reunidos em Assembleia Geral Unificada On-line, na quinta-feira, 19, filiadas(os) do Sinasefe Acre discutiram as pautas sobre o “GT de proposta das Diretrizes de regulamentação das atividades docentes (Portaria N° 38/2024)” e a sugestão de servidores de Cruzeiro do Sul, acerca de “Suspensão das aulas e possível migração para ensino remoto”. Além dessas discussões também ocorreram breves participações de coordenadores gerais da Direção Nacional do SINASEFE.

Já nos informes, Laryssa Martiniano, integrante da coordenação geral na Direção Nacional (DN) do SINASEFE, participou da assembleias com fala sobre a pauta RSC-TAE (ainda em construção). Quanto às Diretrizes para implementação da RSC-TAE, informou que foram levantados critérios para reconhecer saberes e competências, de forma justa e o mais inclusiva possível.

Detalhamentos estão disponíveis em documentos produzidos pelo GT RSC-TAE nos últimos dias 16 e 17/09.

Na pauta a respeito do GT de proposta das Diretrizes de regulamentação das atividades docentes (Portaria N° 38/2024), inicialmente fica formado por: Arielly Ribeiro, Cristiane Nogueira, Tânia Façanha, Jairo Batalha e Anselmo Gonçalves. Permanece aberto para entrada de docentes de outros campi até 11 de outubro.

Manoel José Porto Junior, docente do IFSul e coordenador nacional na DN, fez uma breve participação se colocando à disposição do GT. Ele prestou solidariedade à seção pelos impactos da poluição na qualidade do ar no Acre. Um reflexo da crise ambiental que disse também conhecer como morador do Sul do Brasil.

No último ponto de pauta, “Suspensão das aulas e possível migração para ensino remoto”, os presentes ponderaram os prejuízos ao ensino e apredizagem em caso de suspensão das aulas, bem como apontaram que a salas de aula devidamente climatizadas, neste momento, podem ser o lugar com qualidade do ar menos nociva a estudantes e professores.

Ficou definido que, inicialmente, a diretoria deve enviar um ofício à Reitoria e gestores de campus, solicitando a construção de um plano de contingenciamento para enfrentamento de extremos climáticos, com recomendação para que aquiram itens como máscaras, umidificadores e climatizadores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *